Economia de água: 30 dicas para maximizar a irrigação

in #portugues7 years ago



Oi pessoal, hoje vamos aprender a maximizar a rega e economizar água. Estas 30 dicas também são válidas para nossos jardins.



1. Para aprender a tomar água, é preciso muita observação e aprendendo com os erros. É o trabalho fundamental na jardinagem. Aqui estão muitas dicas.


2. Não irrigar com um calendário ou sistema. Exemplos: 2 vezes por semana, 3 irrigações por mês, etc. A frequência depende de muitos fatores que terão que ser vistos em cada caso.


3. Em pleno sol sempre água mais do que na sombra.


4. Se chicoteando os ventos desidratantes secos, mais irrigação do que se a planta estiver protegida.


5. Um solo arenoso é mais seco do que um argiloso que tem mais capacidade para reter a água. Pense na areia da praia como o fim do solo arenoso e sua escassa capacidade de retenção: irrigação mais freqüente.


6. Alguns climas são mais chuvosos do que outros.


7. Em uma panela você tem que regar muito mais do que plantado no chão.


8. Um grande espécime exala mais do que um pequeno. Ou se tem folhas abundantes.


9. As espécies provenientes de climas úmidos precisam de mais água do que climas secos. Por exemplo: os Hostas querem mais irrigação do que um gerânio.


10. Na primavera e no verão, quando estão em plena atividade, o consumo é maior do que no inverno.


11. As espécies recém-plantadas exigem mais água porque possuem um sistema raiz ainda não desenvolvido. Além disso, as estacas e os recém-transplantados não podem faltar a umidade na Terra.


12. Quando uma planta está em floração, ele precisa de um suprimento extra de água.


13. Portanto, conheça as necessidades de cada planta.


14. Toque o solo, mesmo cavando um pouco e verifique o que a umidade apresenta.


15. Rugas antes de mostrar sinais de murchar.


16. A melhor água é a chuva (desde que não esteja em uma região contaminada com humus e poluição).


17. O melhor momento para a água é no início da manhã, quanto mais cedo, melhor. Caso contrário, ao entardecer. A irrigação automática com um programador é a maneira mais conveniente de fazê-lo.


18. Evite regar durante as horas centrais do dia, quando estiver quente. Os motivos são:


- Mais água é perdida por evaporação.

- O vento é maior, então há mais perdas por evaporação. Além disso, pela ação do vento, a irrigação é menos uniforme, isto é, que em alguns lugares cai mais água do que em outros.

- Drops em folhas ou flores em combinação com o sol têm o risco de danos por "efeito de aumento", causando pequenas queimaduras.


19. A irrigação deve ser freqüente desde o plantio até cerca de 2 anos. Após este período, a maioria das espécies já se instalou na terra e poderá manter-se com menos irrigação ou mesmo com nenhuma, apenas com a água da chuva.


20. Durante o primeiro ano de plantação, a irrigação não deve ser negligenciada porque as raízes ainda não são profundas.


21. Se você quer que uma planta cresça mais rápido, use água e pague mais. Por exemplo: uma palmeira que deseja, o mais breve possível, para desenvolver um tronco ou uma cobertura que você deseja fechar em breve.


22. Não molhe as flores porque elas vão durar menos.


23. Não molhe as folhas pelo risco acima mencionado de queimaduras por queimadura por "efeito de aumento"; As manchas de lima aparecem com água dura e são mais propensas a infecção por fungos.


24. Ainda menos molhadas as folhas que têm vilosidade: gerânios zonais, petunias e grosseiros como Kalanchoes, plantas de interior como Saintpaulia, Begonia rex, Horn of elk ...


25. As irrigações que você dá com mangueira ou rega, dê-lhes profundidade, que a água aprofunde profundamente. É melhor molhar continuamente com pequenas quantidades. Além disso, a irrigação mais espaçada favorece o desenvolvimento de raízes poderosas para baixo.


26. Se você não está claro, é melhor não regar e quando você vê os primeiros sinais de murchar, faça isso. Regra geral: melhor ficar com água para passar.


27. Observe a terra um tanto argilosa que leva tempo para secar. Talvez seja necessário melhorar sua drenagem.


28. Evite sempre inundações prolongadas (vários dias).


29. A IRRIGAÇÃO EXCESSIVA tem várias conseqüências:


- As raízes sufocam e apodram como o oxigênio falha. Nestas condições fungos do solo e "terminar o trabalho".

- As raízes se desenvolvem de forma mais superficial e, portanto, não se aprofundam à procura de água (para o que, se a gente nos desse). Este fato (raízes superficiais) torna os vegetais mais sensíveis em caso de seca.

- Ele extrai nutrientes minerais profundos que se perdem de alcançar as raízes. Arenque excessivo lava ou lixa nitrogênio, potássio, micronutrientes ...

- Mais "ervas daninhas" saem para tirar proveito da abundância de água.

- Estamos desperdiçando uma mercadoria escassa como a água.


30.-  Este número você tem que colocar nos comentários, aqui abaixo.






Sort:  

muito boa essas dicas, estamos precisando economizar água com o aquecimento global pode ter faltar água no mundo.

Coin Marketplace

STEEM 0.17
TRX 0.15
JST 0.028
BTC 60013.20
ETH 2407.53
USDT 1.00
SBD 2.43