You are viewing a single comment's thread from:

RE: Ensaio sobre a Cegueira

in #pt7 years ago

Saramago, Saramago, grande mestre da nova escrita em longos parágrados e com a pontuação totalmente intrigante em seus textos... como não amá-lo? Na época em que soube de seu falecimento, estava trabalhando internamente em uma agência de tradução no Centro do Rio de Janeiro. Uma estagiária minha leu em voz alta a notícia que via pela internet e eu do outro lado da sala: "nossa, Saramago morreu". Peguei minhas coisas, comprei passagem de volta para Petrópolis e fui para casa. Não aguentei trabalhar mais naquele dia, e também não busquei mais informações sobre isso. Queria a solidão, e conversar com ele a minha própria forma: chorando. (Jesus, você vive chorando, @manandezo. Tudo você chora! Ah, sim, sim, por quem/o quê merece, eu choro mesmo!)

Passar os olhos por sua escrita é deveras difícil, para não dizer "impossível" para muitos. Eu mesmo tive de ler "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" três vezes para entender a parte em que Deus, Jesus e o Diabo (aqui com letra maiúscula por ser uma pessoa comum) conversam sobre a grande "sacada" de Deus sobre a morte de Jesus e o que isso traria para a humanidade, mas de uma forma totalmente comercial, marqueteira e "com" fins lucrativos (para quem leu as entrelinhas; espero que não tenha dado um spoiler aqui). MA-GIS-TRAL! E como ele pinta Jesus Cristo no livro? Totalmente HUMANO em todas as suas emoções! A-MEI!

Se você ficou sem fôlego com esse filme, não sei o que você dirá do livro "Ensaio sobre a Lucidez". Se não o leu, faça-o imediatamente e me diga o que sentiu e vamos conversar mais profundamente sobre isso, porque a minha vontade foi de... não, melhor guardar para depois, mas adianto que a minha raiva do sistema aumentou consideravelmente. Caso você não tenha lido o livro, não quero colocar minhas impressões antes.

Abraços, amigo. Adorei o filme também! Para mim, totalmente fiel ao livro e com brilhante atuação de todos! Paz e bem!

Sort:  

É só muita coincidência 😮 essa foi umas das obras que ficou pendente, entres outras tantas, desde que minha filha nasceu.. Foi um reboliço, uma avalanche de prioridades que quase me tiraram vida própria.. Mas está ali e não me esqueci.. Tenho de me organizar, de voltar a me permitir esse tempo só meu, essa comunhão comigo mesmo, que saudades de ler um bom livro.. Tem mesmo de ser, tenho de estabelecer essa prioridade na minha vida, a fonte está lá, sempre viva, mas eu não mais bebi dali.. Mas isso vai mudar. Voltar a beber de Saramago, não lhe amo a escrita mas as ideias, faz me rir e chorar em simultâneo, a sua visão sobre alguns dos temas mais sensíveis da humanidade, é dura e crua, é realista e enigmático como só ele sabia ser, sabia e sabe, porque isto somos nós... Vou ler amigo, e nesse dia teremos nossa conversa :) um bem haja

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.15
JST 0.029
BTC 63483.25
ETH 2601.63
USDT 1.00
SBD 2.81