As últimas grandes tragédias portuguesas

in #pt6 years ago (edited)

Hoje vou falar das 3 maiores tragédias que aconteceram em Portugal na última década.


Foi no dia 4 de Março de 2001, que aconteceu a tragédia de Castelo de Paiva ou tragédia de Entre-Os-Rios.

Eram cerca de 21:15h, quando a ponte que fazia ligação entre a vila de Castelo de Paiva e Entre-os-Rios, cedeu. Inaugurada em 1887, a ponte Hintze Ribeiro caiu ao Rio D’ouro, no preciso momento, em circulava um autocarro de passageiros, que regressavam a casa depois de terem ido a uma excursão, juntamente com mais três carros, que nunca conseguiram efectuar a travessia. O desastre foi resultante de negligência por parte do Governo, que originou a demissão do Ministro do Equipamento Social, Jorge Coelho.

Morreram 59 pessoas, tendo algumas delas sido encontradas dias depois e muito longe do local do acidente, devido às fortes correntes do rio.

Fonte


Na madrugada do dia 20 de Fevereiro de 2010, teve lugar na ilha da Madeira, a tragédia das cheias da Madeira

A parte baixa da cidade do Funchal foi inundada e a circulação viária foi impedida por pedras e troncos de árvore que foram arrastados pelas ribeiras.

Na origem do fenómeno, esteve o choque da massa de ares, que deu origem a uma superfície frontal. Com a ajuda da elevada temperatura da água do oceano, a condensação acelerou o seu processo natural, causando uma precipitação extremamente num curto espaço de tempo.

As cheias fora do comum, resultaram no total de 47 mortos, 250 feridos e 600 desalojados.

Fonte


A última grande tragédia dos últimos 10 anos foi precisamente no passado ano de 2017. O incêndio de Pedrógão Grande. Nesta tragédia houve a grande possibilidade de origem criminosa.

Nas aldeias e nas estradas do concelho, 66 pessoas perderam a vida e mais 250 ficaram feridas, incluindo bombeiros, adultos e crianças que ficaram em estado crítico.

O ponto geográfico mais crucial do acontecimento, ocorreu na estrada nacional 236-1. Uma zona florestal onde 47 pessoas morreram dentro dos seus próprios carros ou perto deles, enquanto tentavam fugir a pé. Uma outra pessoa morreu atropelada por um motorista sem visibilidade devido ao fumo intenso.

Apesar da causa da morte de 30 pessoas ter sido por carbonização, especialistas dizem que a causa da morte terá sido por inalação de fumos, só mais tarde teriam sido carbonizadas.

Fonte

Fonte


Espero que gostem, apesar de triste, faz parte de acontecimentos verídicos.

Obrigado
 

Sort:  

Triste, mas grande post @joaorafael. Parabéns. 👍

Obrigado @inespereira, sem leitores como tu, não havia escritores como eu.

Coin Marketplace

STEEM 0.20
TRX 0.13
JST 0.030
BTC 65236.35
ETH 3483.12
USDT 1.00
SBD 2.51