Coisas que passaram a ser racistas

in #pt2 years ago

Esta semana fui dar um passeio ao centro comercial, entrei numa loja que vendia artigos para várias utilizadades e reparei num produto. Uma máscara de carvão para remoção de pontos negros. Aquilo é tipo uma pasta preta que se coloca na cara, fica ali uns minutos, depois tira-se e os pontos negros saem. Na capa, mostrava uma mulher branca com aquela pasta na cara. Olhei para aquilo e pensei: "Com esta humanidade sensível e estúpida, qualquer dia ainda vem alguém dizer que esta máscara é racista porque faz lembrar blackface."
Para quem não sabe, o blackface era uma prática que começou no século 19, na qual os brancos pintavam a cara de preto para ridicularizar os negros só para entretenimento. E, como já vi situações em que brancos pintavam a cara de preto, não para ridicularizar mas, mesmo assim, eram chamados de racistas, pensei que, qualquer dia a máscara anti-pontos negros também vai ser. E não é que já fui tarde? Pesquisei na internet e já denunciaram esse produto como racista há uns 2 ou 3 anos. Nota: nunca subestimar a estupidez da humanidade.
Epá, tenham algum senso. Aquilo é uma máscara de carvão. Claro que tem de ter a cor preta. E aquilo é para remover os pontos negros da cara. Claro que tem de se colocar na cara. Eu até já vi comentários de mulheres brancas, umas a dizer que colocam o produto na casa de banho e não saem de lá enquanto não removerem a máscara para não serem vistas com aquilo. E outras até deixaram de comprar o produto, com receio de serem acusadas de racismo.
Se calhar terão de inventar um carvão branco. Mas, mesmo assim, não vai dar. A sensibilidade e estupidez da humanidade é tanta que, se uma mulher branca colocar uma máscara branca na cara, irá ser acusada de supremacista branca.

Depois desta situação, fui ver que mais produtos foram considerados racistas. Existe uma lista de mais de 60 artigos. Não vou dizer aqui todos, só alguns. Ora, vejam lá o que é considerado racista:
música clássica, a música do Natal, o elefante Dumbo, bicicletas alugadas, a matemática, o Darth Vader, o ketchup,... Epá, isto irrita. Fui só ver o porquê de alguns terem sido considerados racistas.
O ketchup: numa loja de fastfood, disseram a uma pessoa que o sal e o molho castanho era grátis, mas o ketchup tinha de pagar, logo, essa pessoa considerou o produto racista.
O Darth Vader é racista porque a voz é de um preto mas o personagem é branco.
A Matemática é racista porque, quem recebe crédito por desenvolver a matemática, quem é bom a matemática, quem faz parte da comunidade, geralmente é visto como branco. Epá, e quem recebe crédito por desenvolver boa música hip-hop, quem é bom a escrever rimas, quem faz parte da comunidade hip-hop, geralmente não é visto como preto? Estás a ver o branco preocupado com isso? Não? Então, cala-te.

Lembro-me uma vez, no Facebook, alguém que colocou uma imagem já antiga. Era uma piada que dizia que os bebés brancos na amamentação bebem leite simples e os bebés pretos bebem leite com Colacao. Essa publicação choveu com comentários a denunciar que era racista.
Ora bem, vamos lá ver umas coisas. Para já, nota-se que as pessoas fazem confusão com piadas raciais e piadas racistas. Piadas raciais é quando brincas com uma característica de uma raça, simplesmente com o intuito de todos rirem, sem ofensa, sem malícia. Piada racista já entra o objectivo de gozar, de insultar. O facto de brincar que os bebés pretos bebem leite com Colacao é ofensivo? Será que o Colacao é veneno para eles? Não? Então, calem-se.
E, outra nota. É que todos os comentários a denunciar racismo foram feitos... por brancos!!! É que não havia nenhum preto a dizer que aquilo era de mau gosto. Se calhar até se riram. Aliás, eu noto muitas vezes os pretos fazerem piadas sobre eles próprios, muito mais ofensivas se fosse um branco a fazer.

Eu acho que estas pessoas que fazem estas denúncias é que são as verdadeiras racistas. Pegam em algo que não é de todo racista, mas tentam encontrar um ângulo para poderem usar e denunciar. Isso sim, é racismo.
Cada vez mais a declaração do Morgan Freeman faz sentido, quando lhe perguntaram como se poderia acabar com o racismo, ao que ele disse: "É não falar disso."
E é isso. Parem de mexer nesse assunto, já chateia e sigam o que o Morgan Freeman diz. Ou será que, sendo eu branco, estar a referir algo que um preto disse também é racista?

Versão podcast disponível em:
iTunes - https://itunes.apple.com/pt/podcast/baboseiras/id1291717785
Spotify - https://open.spotify.com/show/4mHPfd4LfKEiccybUevchR
Anchor FM - https://anchor.fm/baboseiras

gus.jpg

Coin Marketplace

STEEM 0.27
TRX 0.11
JST 0.031
BTC 67336.19
ETH 3695.10
USDT 1.00
SBD 3.71