#ANIME - Ghost in the Shell: Stand Alone Complex

in #pt6 years ago

awdasf.jpg

Ghost in the Shell nos leva ao mundo de 2030, quando a tecnologia já avançou muito e a humanidade encara novos dilemas advindos de condições totalmente novas de vida.

Direção: Kenji Kamiyama | Gênero: Sci-fi, Ação, Policial.
Ano: 2002 | Nota no IMDB: 8,5/10

ESSE TEXTO CONTÉM ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE PODEM SER INTERPRETADAS COMO SPOILERS (apesar de eu ter evitado colocar as partes vitais da trama)

divider-1024.png

Ghost in the Shell é uma franquia com bastantes trabalhos envolvidos. São cinco filmes, duas séries animadas, quatro jogos e três OVA (Original Video Animation). Todas tomam lugar nesse mundo futurista imaginado pelo criador Junichi Fujisaku. O universo da série talvez seja o mais interessante de se ressaltar aqui, pois é o elemento principal. Inclusive, muitas vezes parece que a história é uma forma de melhor nos introduzir a esse fantástico mundo futurista.

O nome Ghost in the Shell ("Fantasma na Concha") faz alusão à obra de Arthur Koestler, The Ghost in the Machine. Koestler pegou o termo emprestado de Gilbert Ryle para descrever a teoria cartesiana que separa corpo e mente (ou seja res extensa e res cogitans: a coisa extensa, isto é, o corpo, e a coisa pensante, a mente), mas de um ponto de vista crítico. Koestler e Ryle não acreditam que a mente humana é uma espécie de entidade imaterial governando temporariamente um corpo. No entanto, na série Ghost in the Shell, o que encontramos é justamente um nível mais extremo de dualismo cartesiano: a ciência da época já possibilita que se separe "fantasma" (mente) e corpo. Assim, numa espécie de hipostasiar do conceito de mente, torna-se possível manipular os ghosts (mentes) e colocá-los de maneira perfeitamente funcional dentro de corpos ciborgues ou transferi-los para máquinas diversas.

screen_gits_sac1_bd_jp_003.png

Em 2030, no seriado, a vida já mudou completamente. São raras as pessoas com um corpo todo orgânico, sem alguma parte ciborgue, assim como é extremamente raro encontrar uma pessoa sem o que eles chamam de cyber-cérebro. Com esse cyber-cérebro, as pessoas permanecem conectadas à rede. Inclusive, é possível às pessoas uma comunicação quase telepática usando dessas novas facilidades tecnológicas. As fronteiras entre gêneros também são evanescentes, uma vez que é possível colocar seu ghost em qualquer corpo.

Ghost in the Shell Stand Alone Complex tem duas temporadas (ou gigs, como chamam) que nos levam ao trabalho da Seção 9, que é integrada à Segurança Pública do governo japonês. Os personagens principais da série são membros desse grupo, sendo eles: Motoko, Batou, Tokusa, Aramaki, Ishikawa, Paz, Borma e também os robozinhos Tachikoma, que começam, estranhamente, a caminhar em direção da autoconsciência.

Cada temporada trata de um grande caso que abala o Japão e o mundo político daqueles dias. Ambos os casos partilham de algo que os associa ao título da série: Stand Alone Complex. O nome da série, em português, seria algo como "Complexo Independente". No anime, o título relaciona-se a ideias e ideologias que se espalham por si só, gerando imitadores, como se fosse uma espécie de vírus. As duas temporadas têm a ver com isso. Na primeira, temos o caso do "Homem Risonho", um sujeito que praticaria terrorismo e hackearia sistemas com motivos pautados na sua forma de pensar. Na segunda temporada, há um grupo que se associa a uma delicada questão de refugiados no Japão. Em ambos os casos, aborda-se a tecnologia da época, a corrupção do governo e a difusão de ideias na forma de complexos autônomos, esta que seria resultado de uma sociedade ainda mais fluída, menos delimitada, onde as mentes penetram umas nas outras.

ghost-in-the-shell-stand-alone-complex-2nd-gig-volume-1-20060206024945003-1397344_640w.jpg

Antes de eu iniciar a série, um amigo meu alertou que o mais interessante era se pender ao mundo e não tanto à história de cada indivíduo. Mais tarde compreendi isso e concordei. Fiquei sob a impressão de que toda a trama nos é apresentada como forma de introduzir esse mundo imaginário futurista. As coisas que ocorrem são como que pontos para que exploremos esse mundo fantástico.

Assim, os amantes de ficção científica e aqueles que consideram a forma com que a ficção antecipa o futuro do mundo real deverão apreciar o mundo de Ghost in the Shell. Para os fãs de ação, o anime é muito bom nesse quesito também, tendo momentos bem fortes de investigação, lutas e tiroteios. Sem dúvidas, um dos grandes animes que já foram feitos!

divider-1024.png

REFERÊNCIAS

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3

divider-1024.png

Mais postagens minhas sobre animes:
Cowboy Bebop

Sort:  

Segundo melhor anime do mundo (o 1o é Evangelion).

Ainda preciso assistir o filme...

Prefiro o Evangelion também!
Eu vi só o filme de 95, acho, o primeiro. Tenho medo de ver o live action Hauahuahua
Legal achar por aqui mais alguém que conhece e gosta!

A sua consistência e qualidade foram premiadas com um voto do grupo ptgram power. Obrigado por fazer parte deste projeto #ptgram power

Que legal, n conhecia agora vou atras de assistir!


projeto #ptgram power | faça parte | grupo steemit brasil

É bem legal. Recomendo o filme (anime) de 1995 primeiro para ter uma ideia de como é esse universo e o estilo dele :)

O anime eu não vi, mas o filme eu assisti (a versão com a Scarlett Johansson). E olha, sinceramente ... Não gostei não, heim? Artificial demais.

Eu não vi esse filme, mas tenho verdadeiro receio de ver uma adaptação de anime/mangá em filme com atores, ainda mais trazendo para uma concepção hollywoodiana. Um amigo meu viu os dois e não gostou nem um pouco.

Coin Marketplace

STEEM 0.32
TRX 0.11
JST 0.034
BTC 66654.57
ETH 3250.95
USDT 1.00
SBD 4.33